Dicas
Qual a diferença entre carne de primeira e carne de segunda?
A distinção entre carne de primeira e carne de segunda é muito comum. Embora a nomenclatura seja utilizada para especificar as carnes mais macias das mais duras, o que se tem notado é que o que realmente importa é que o alimento seja de boa procedência e que venha de um animal saudável.
Mas, para ficar mais claro, o Amigos & Cerveja te ajuda a descobrir, a partir de algumas características básicas, o que realmente quer dizer carne de primeira e carne de segunda. Confira abaixo:
Carne de primeira
As conhecidas “carnes de primeira” são mais macias, pois ficam localizadas nas regiões de pouco movimento do animal, em que os músculos são individualizados e maiores. Além disso, esse tipo de carne costuma ter pouca quantidade de colágeno, proteína que pode enrijecer a carne quando entra em contato direto com temperaturas elevadas.
Graças a todas essas características, a carne de primeira é ótima para fazer um delicioso churrasco, pois, em contato com o fogo, ela manterá a maciez e o sabor. Entre os cortes da carne de primeira estão a alcatra, contrafilé, picanha, filé mignon, lagarto, patinho e coxão mole.
Carne de segunda
Quando comparada com os cortes da carne de primeira, a "carne de segunda" costuma ser mais dura, já que são retiradas de regiões de grandes movimentos do animal, como o pescoço, o tórax e a cabeça.
Outra característica deste tipo de carne é que os seus músculos são pequenos, reunidos em grupo, e com um grande teor de colágeno. Assim, quando exposto ao calor seco e direto, ela costuma enrijecer. Porém, quando a proteína se encontra na presença de calor e umidade, ela se liquidifica, adquirindo uma consistência ideal para ensopados. Entre os cortes da carne de segunda estão o acém, a fraldinha, a costela e a capa de filé, etc.
No Amigos & Cerveja você encontra as melhores e mais selecionadas carnes para desfrutar de um churrasco delicioso. Conheça o nosso cardápio e agende sua reserva!