Dicas

Como identificar o ponto da carne?

Na hora de preparar o churrasco para os amigos e a família, o ponto da carne sempre divide as opiniões. Enquanto algumas pessoas só comem carne bem passada, outras acham que, se não for mal passada, a carne perde a textura e o sabor. Há também os convidados que não gostam nem da carne com aspecto mais cru, nem muito assado: preferem ao ponto.

As diferentes opiniões e preferências exigem atenção total do churrasqueiro. Para alcançar o ponto de carne ideal é preciso estar constantemente atento ao aspecto da carne e ao tempo e ela irá ficar exposta ao fogo.

- Qual a diferença entre carne de primeira e carne de segunda? 
- Como avaliar a qualidade da carne? 
- O tempero ideal para carne vermelha

Conheça algumas características dos diferentes pontos de carne e saiba como identifica-los para agradar todos os convidados durante o seu churrasco:

Carne mal passadaponto da carne1

Para quem aprecia o sabor e a textura da carne, o ponto mal passado é o melhor e mais indicado. Com um tom avermelhado vivo e brilhante em seu interior, a carne mal passada é tostada por fora.

Para cortes de carne mais finos, como filés, poucos minutos são suficientes para alcançar esse ponto: basta colocá-la sobre a grelha ou chapa muito quente. Ao tirar do fogo, a textura da carne será macia e muito suculenta.

 

ponto da carne2Ao ponto

A carne ao ponto é bem mais assada por fora do que a mal passada, no entanto, em seu interior ela ainda estará rosada. Se o churrasqueiro não conhece a preferência dos seus convidados, optar por deixar a carne ao ponto é a melhor opção. Isso porque ela não ficará tão seca, apresentando um pouco de sulco, e também não estará tão crua por dentro. 

Cortes de carne finos ficam ao ponto em aproximadamente seis minutos. É preciso ficar atento a esse tempo, pois pouco tempo a mais são suficientes para tirar todo o sulco da carne, deixando-a ressecada.

Bem passadaponto da carne3

Muitas pessoas pensam que o ponto da carne bem passada é quando ela está com aspecto de queimada. Mas esse é um grande erro: na verdade, se a carne está com aspecto de queimado e muito dura, significa que ela assou muito mais do que deveria.

A verdadeira carne bem passada é aquela que fica marrom até no centro do corte e já não apresenta mais sulco. Embora a carne fique mais rígida nesse ponto, ela nunca pode ser dura, da mesma forma como as suas bordas devem estar tostadas, mas nunca queimadas.

A dica para se preparar esse tipo de carne e chegar ao ponto certo é deixá-la assando por aproximadamente 10 minutos de cada lado em um fogo não muito alto, para que a carne cozinhe por dentro e por fora fique levemente tostada.

No Amigos & Cerveja você pode saborear os melhores cortes de carne preparados no ponto ideal para agradar o seu paladar, ou então comprar a carne para preparar o seu churrasco conforme os seus costumes. Entre em contato e reserve a sua mesa ou encomende os seus cortes de carne preferidos.